segunda-feira, 2 de março de 2009

É dia de festa! (II)

Hoje o nosso colega Nuno fez anos. Como é costume, comemorou o seu aniversário connosco, Trouxe um bolo muito apetitoso, sumos, gomas e rebuçados. Estava tudo muito bom!

Muitos PARABÉNS Nuno!!


.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

II Feira da Protecção Civil


Esta sexta-feira, participamos na II Feira da Protecção Civil de Matosinhos.

Divertimo-nos muito e tivemos oportunidade de aprender algumas coisas. Andámos em insufláveis, sentimos um sismo num simulacro, vimos o interior de uma ambulância, ouvimos o discurso do Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto e assistimos a uma largada de balões.

Foi interessante e divertido mas houve alguma confusão: o espaço era muito pequeno e pouco organizado para o elevado número de escolas que aceitaram o convite.

Aqui ficam algumas fotos:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

As 7 Maravilhas de Leça

A Autarquia de Leça tem efectuado junto das escolas, um conjunto de acções de sensibilização para alunos e professores sobre os 14 monumentos a concurso nas "7 Maravilhas de Leça".
Foi uma forma de dar a conhecer, em especial às crianças, o vasto e rico património da terra e de promover a sua defesa e salvaguarda.
Mais de 600 alunos assistiram às iniciativas. Na próxima semana, os alunos irão votar no seu monumento favorito.
A soma dos votos dos alunos das Escolas Básicas nº1 com os da Internet darão o resultado final deste concurso.


Os 14 monumentos a concurso seleccionados pelo Júri são os seguintes:
- Igreja Paroquial de Leça da Palmeira
- Imagem da Senhora da Conceição
- Capela de Sant'Ana
- Quinta da Conceição
- Museu e Quinta de Santiago
- Escultura " O Sol e o Mar"
- Porto de Leixões
- Nova Ponte Móvel
- Titã do Molhe Norte
- Forte da Senhora das Neves
- Piscina de Leça (Piscina das "Marés")
- Farol da Boa Nova
- Casa de Chá da Boa Nova
- Capela da Boa Nova

Dia 13 de Março, pelas 21h30, no Salão Nobre da Junta, serão anunciadas as "7 Maravilhas de Leça"

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Desfile de Carnaval

Hoje foi o dia de desfile de Carnaval aqui na escola. Como o tema é livre, cada um veio vestido como quis. Estavam todos muito engraçados!



Carnaval...

É tempo de máscaras
É tempo de fantasia
É dia de diversão
E de muita alegria.

É dia de festa
É dia de brincadeira
Serpentinas e confetis
Para atirar à maneira.

É dia de desfilar
Pelas ruas de Matosinhos
Mostrar máscaras e fatos
Com os nossos amiguinhos.

Turma 12


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Preparativos para o Carnaval

Amanhã é dia de Carnaval!
Hoje começámos a fazer as máscaras de Carnaval: esolhemos um modelo, depois pintámos, colámos numa cartolina e recortámos. As máscaras ficaram muito engraçadas. Ficam aqui alguns exemplos:

Depois fizemos também alguns trabalhos com confetis e serpentinas. Foram engraçados de fazer, mas deram algum trabalho!


.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Temos vedeta!!

Hoje, o nosso colega Simão trouxe para a escola o jornal "A Bola" e ficámos muito contentes, porque ele aparecia na fotografia de uma das notícias. Temos uma estrela na nossa sala e nem sabíamos! Qualquer dia vai ser muito falado e mais conhecido que o próprio Vítor Baía!

Fica aqui a notícia...

.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

É dia de festa!

Este dia é especial, porque o nosso colega Diogo faz anos. Trouxe um bolo de chocolate e sumos de fruta para a escola, para festejar o seu aniversário connosco. Depois de cantarmos os parabéns, o Diogo apagou as velas. Mas ele não queria trincar a vela, porque não tinha pensado em nenhum desejo. Em seguida entregou uma fatia de bolo a cada um, com um bombom de chocolate e um copo de sumo. O bolo era muito bom e saboroso!
Apesar de ter sido pouco tempo, foi muito divertido!
Parabéns, Diogo!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O elefante cor-de-rosa

Durante este mês vamos ler a obra "O elefante cor-de-rosa", de Luísa Dacosta.


.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Eli, a elefanta bebé

No dia 5 de Fevereiro de 2009, a nossa turma foi à Exponor ver o musical "Eli, a elefanta bebé."
Saímos da escola às 10h15m e fizemos o percurso a pé até lá, porque a distância era curta e não estava a chover.
Quando chegámos, sentámo-nos e aguardámos que o espectáculo começasse. Algum tempo depois as cortinas abriram e o musical começou.
A história falava sobre uma elefanta bebé chamada Eli, que vivia com a sua manada numa savana, no continente africano. No mesmo local vivia uma menina chamada Alice, com o seu pai e com os habitantes dessa região. Era uma menina solitária e triste, porque não tinha amigos da sua idade.

Certo dia, os caçadores apareceram e mataram a família da Eli e ela ficou sozinha. Até que Alice encontrou a Eli e, a partir desse dia, ficaram muito amigas tendo a elefanta ficado a morar com os humanos até ao dia em que reencontrou a sua manada.
O musical foi bonito, animado e divertido e abordou assuntos importantes como a amizade, a dentição de leite e os animais em vias de extinção.
.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

2.ª Dinastia

Com a morte de D. Fernando, o último rei da 1ª Dinastia, surgiu um problema de subida ao trono. D. Beatriz era sua filha única e encontrava-se casada com o rei de Castela. O povo não queria que D. Beatriz subisse ao trono, porque iria por fim à independência de Portugal. Quase toda a gente da nobreza e do clero, estavam do lado de D. Beatriz, mas o povo, alguns nobres e a burguesia, queriam para rei D. João, Mestre de Avis. Deu inicio à crise de 1383-1385 e também à guerra da Independência entre Portugal e Castela.
O D.João foi aclamado rei de Portugal nas Cortes de Coimbra, com o nome de D.João I.
Para D.João se defender das tropas castelhanas, escolheu D. Nunes Álvares Pereira que era chefe do exército português. Apesar do exército castelhano ser maior do que o português foi derrotado em algumas batalhas. A mais importante das batalhas foi a Batalha de Aljubarrota. Para festejar esta vitória foi construído o Mosteiro da Batalha.
Após a guerra da Independência, Portugal encontrava-se com dificuldades económicas. Tinha falta de cereais, ouro e também prata. Estas riquezas encontravam-se em mercados da África e da Ásia.
Por estas e por outras razoes, deu-se inicio à expansão marítima portuguesa. O grande impulsionador deste empreendimento foi o Infante D.Henrique, filho de D.João I.
Para melhorar e preparar estas viagens, o Infante mandou vir do estrangeiro os cartógrafos, os geógrafos e os marinheiros experientes para ensinarem os portugueses. Foram construídas barcas, caravelas e naus; utilizados instrumentos de navegação como: bússolas, quadrantes, astrolábios e desenharam-se cartas de marear.
A D.João I sucedeu D.Duarte, a este D.Afonso V, seguiu-se D.João II e D.Manuel I.Todos os reis contribuíram para a grande empresa dos descobrimentos.
A expansão marítima começou em 1415, com a conquista de Ceuta, no norte de África. Depois deste acontecimento os portugueses descobriram outras terras, tais como:
1419 - João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo descobrem a Ilha da Madeira;
1423 - Diogo de Silves descobre os Açores;
1434 - Gil Eanes passa o Cabo Carvoeiro;
1488 - Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas ( Cabo da Boa Esperança);
1498 - Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia;
1500 - Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil.

Os portugueses deram a conhecer ao mundo novos territórios, novos mares, novos povos e diferentes produtos como: especiarias, tabaco, açúcar, pedras preciosas, pau-brasil, etc...
Também ajudaram a divulgar a fé cristã, conseguindo converter muitos dos nativos das terras conquistadas.
No reinado de D.João III, julga-se que em 1524, nasceu um dos maiores poetas portugueses, Luís de Camões, que escreveu a obra " Os Lusíadas", onde é contada a História de Portugal em verso. Luís de Camões morreu a 10 de Junho de 1580.

Trabalho realizado por:

Sara e Filipa

.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O nosso amigo Zé


O nosso amigo Zé faltou à escola durante vários dias, porque esteve muito doente. Tivemos a ideia de lhe fazer um livrinho, onde todos nós lhe desejávamos as melhoras, e de o irmos visitar. Mas, felizmente, ele recuperou depressa e já não foi preciso ir visitá-lo. Acabámos por lhe fazer o livrinho, não de melhoras, mas de bom regresso à escola.

Tivemos muitas saudades dele!!
.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de Reis

Hoje é dia de Reis e para comemorar fizemos umas coroas com cartolina, ensaiamos uma música que depois cantamos à porta das salas dos nossos colegas. Não tivemos muito tempo para fazer tudo, mas não correu nada mal!