quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

2.ª Dinastia

Com a morte de D. Fernando, o último rei da 1ª Dinastia, surgiu um problema de subida ao trono. D. Beatriz era sua filha única e encontrava-se casada com o rei de Castela. O povo não queria que D. Beatriz subisse ao trono, porque iria por fim à independência de Portugal. Quase toda a gente da nobreza e do clero, estavam do lado de D. Beatriz, mas o povo, alguns nobres e a burguesia, queriam para rei D. João, Mestre de Avis. Deu inicio à crise de 1383-1385 e também à guerra da Independência entre Portugal e Castela.
O D.João foi aclamado rei de Portugal nas Cortes de Coimbra, com o nome de D.João I.
Para D.João se defender das tropas castelhanas, escolheu D. Nunes Álvares Pereira que era chefe do exército português. Apesar do exército castelhano ser maior do que o português foi derrotado em algumas batalhas. A mais importante das batalhas foi a Batalha de Aljubarrota. Para festejar esta vitória foi construído o Mosteiro da Batalha.
Após a guerra da Independência, Portugal encontrava-se com dificuldades económicas. Tinha falta de cereais, ouro e também prata. Estas riquezas encontravam-se em mercados da África e da Ásia.
Por estas e por outras razoes, deu-se inicio à expansão marítima portuguesa. O grande impulsionador deste empreendimento foi o Infante D.Henrique, filho de D.João I.
Para melhorar e preparar estas viagens, o Infante mandou vir do estrangeiro os cartógrafos, os geógrafos e os marinheiros experientes para ensinarem os portugueses. Foram construídas barcas, caravelas e naus; utilizados instrumentos de navegação como: bússolas, quadrantes, astrolábios e desenharam-se cartas de marear.
A D.João I sucedeu D.Duarte, a este D.Afonso V, seguiu-se D.João II e D.Manuel I.Todos os reis contribuíram para a grande empresa dos descobrimentos.
A expansão marítima começou em 1415, com a conquista de Ceuta, no norte de África. Depois deste acontecimento os portugueses descobriram outras terras, tais como:
1419 - João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo descobrem a Ilha da Madeira;
1423 - Diogo de Silves descobre os Açores;
1434 - Gil Eanes passa o Cabo Carvoeiro;
1488 - Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas ( Cabo da Boa Esperança);
1498 - Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia;
1500 - Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil.

Os portugueses deram a conhecer ao mundo novos territórios, novos mares, novos povos e diferentes produtos como: especiarias, tabaco, açúcar, pedras preciosas, pau-brasil, etc...
Também ajudaram a divulgar a fé cristã, conseguindo converter muitos dos nativos das terras conquistadas.
No reinado de D.João III, julga-se que em 1524, nasceu um dos maiores poetas portugueses, Luís de Camões, que escreveu a obra " Os Lusíadas", onde é contada a História de Portugal em verso. Luís de Camões morreu a 10 de Junho de 1580.

Trabalho realizado por:

Sara e Filipa

.

1 comentário:

Anónimo disse...

fomos nós que fizemos este resumo sobre a 2ª dinastia e ficou espectacular!

Sara e Filipa Fernandes